SEMA realiza vacinação e brincagem de gado Parque Estadual do Mirador

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, de 21 a 30 de maio,  uma operação conjunta com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) no Parque Estadual do Mirador. O objetivo foi imunizar o rebanho bovino dos moradores/criadores da unidade de conservação.

“Esta ação se fez necessária, para garantir a sanidade animal de todo rebanho do Parque”, explicou a Superintende de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Janaina Dantas.

A atividade ocorreu durante a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a Febre Aftosa, objetivando o comprometimento à certificação de Zona Livre de Aftosa no Estado do Maranhão. “Além disso, a ideia era identificar os animais através de brincos com numeração sob controle da SEMA, para evitar que outros rebanhos externos ao Parque sejam estocados dentro da unidade de Conservação sem autorização do órgão, auxiliando na gestão da UC”, destacou a gestora.

Foram vacinados 681 cabeças de gado bovino e brincadas 116, em todo o Parque, a ação contou com a participação de todos os moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *