Representante do Vale do Pindaré participou de Seminário sobre Política Estadual da Saúde Integral da População Negra

O professor David Morais participou  no último dia 11/05 no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís- MA, do Seminário de Devolutiva da Política Estadual de Saúde Integral da População Negra e das  Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Quilombola do Maranhão. Evento promovido pelo Governo do Estado do Maranhão através da Secretaria de Igualdade Racial , em parceria com as Secretarias da Saúde e Mulher; bem como o Conselho Estadual de Igualdade Racial.

No Seminário, foram apresentados os aspectos normativos e orientadores da Política Estadual de Saúde da População Negra e das  Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Quilombola do Maranhão, criada através do  Decreto N° 33.661 de 27 de novembro de 2017 pelo governador Flávio Dino. Também, foram apresentados o processo de construção, princípios, missão, diretrizes e objetivos, além do plano operativo  com os eixos orientadores e prioridades.

Foram abordadas as responsabilidades de cada ente federativo: união, estados  e municípios para a execução dessa Política de Ação Afirmativa, voltada ao atendimento de negros e negras, Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Quilombola no sistema público de saúde para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde desta população, observando-se as suas  peculiaridades. Sendo que , no Maranhão, o Governo do Maranhão fará a coordenação dessa Política e os Municípios farão a adesão.

O professor David Morais , representante da igualdade racial no Vale do Pindaré, militante e conselheiro municipal da Saúde observou  uma futura melhoria no atendimento e mais  humanização da Saúde. “ Precisamos promover o diálogo com o Poder Público Municipal,  Conselho Municipal de Saúde e demais entidades para proporcionarmos e, em seguida, garantirmos uma significativa melhoria e uma melhor humanização no atendimento aos menos favorecidos.”

O Secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro falou da importância desse marco histórico. “ Precisamos avançar mais, mas precisamos celebrar esse momento histórico para os que mais precisam no Maranhão.”

O governador FlávioDino , em texto sobre apresentação dessa Política, conclama o Poder Público e a Sociedade Civil. “ Conclamo a gestores(as) e prefeitos(as), entidades colegiadas da saúde, universidades, organizações da sociedade civil e  a comunidade em geral para implementação dessa política que representa um marco histórico para o fortalecimento e defesa do Sistema Único de Saúde.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *