Prefeitura de Santa Inês recebe equipe do “Programa Cultura Viva”

A Prefeitura de Santa Inês, por meio do departamento de Cultura, em parceria com o Governo do Maranhão, promoveu uma ação para Autodeclaração na Plataforma do Programa Cultura Viva.

O encontro aconteceu na quarta-feira, 28/02, no auditório da Secretaria de Educação, localizado na Rua 7 de Setembro. As equipes do governo composta por Frederick Oliveira e Eduardo Segundo e representantes do município acompanharam e orientaram grupos e entidades que articulam atividades culturais, que por sua vez almejam se transformar em novos Pontos de Cultura via cadastramento na plataforma da Rede Cultura Viva.

O objetivo é cadastrar os grupos, ou entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em sua comunidade. Artistas das mais variadas linguagens, tiveram a oportunidade de participar do encontro que abordou o reconhecimento que garante a estas entidades, abrem oportunidades importantes para a obtenção de apoios e parcerias, e permite ainda que elas se articulem com os outros pontos da rede, a partir de afinidades temáticas ou de pertencimento a determinado território.

O cadastro possibilita ainda, acompanhamento permanente das atividades desenvolvidas pelo Ministério da Cultura, assim como de editais e eventuais articulações através do certificado como “Ponto de Cultura” o que garante uma chancela institucional, que pode ser importante para a obtenção de apoios e parcerias, e permite que a entidade ou coletivo se articule com os outros pontos da rede, a partir de afinidades temáticas ou do pertencimento a um território. Os “Pontos de Cultura” também podem receber apoio financeiro através de editais públicos do governo federal, estados e municípios. O Governo do Maranhão firmou parceria com a Prefeitura de Santa Inês para que esta se torne multiplicadora no processo de mobilização e identificação de grupos culturais.

Várias Entidade, Associações culturais de Lima campos se cadastraram. A chefe de Gabinete, Maria de Jesus Barros considera que o encontro atingiu seu objetivo, pois reuniu artistas, bumba meu boi, profissionais e entusiastas, e que é preciso trabalhar cada vez mais no reconhecimento e valorização da cultura.

Fonte: Prefeitura de Santa Inês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *