Polo UAB de Santa Inês realizou Solenidade de aniversário

O Polo UAB de Santa Inês no último dia 20/12 completou 8 anos de existência e 6 anos da Lei de Criação do Polo ( Lei Nº 519 de 20 de dezembro de 2011), sancionada pelo ex prefeito Raimundo RoberthBringel Martins. Para celebrar a data foi feita uma Solenidade de aniversário do Polo UAB de Santa Inês no dia 20/12 às 19 h no pátio da Escola Municipal Maria Martins Bringel, onde funciona compartilhado o Polo UAB de Santa Inês , com a presença de convidados, equipe de Polo UAB de Santa Inês e alunos.

O tutor de Letras Fagner Nascimento que atuou na Solenidade como mestre de cerimônias, começou a Solenidade convidando os componentes da mesa diretiva e, em seguida, convidando a mesa diretiva e todos os presentes a ficarem de pé. Assim, antes de cantarem o Hino Nacional , todos foram convidados a  fazerem um minuto de silêncio em memória da dona Maria José Feitosaque faleceu no último dia 17/12 em Caxias MA e é  mãe do Assistente à Docência do Polo UAB de Santa Inês- professor Edison Feitosa- que teve todo o reconhecimento pelos presentes.

Dando prosseguimento à Solenidade, foram feitas algumas falas. A professora Arlete Sandra Lopes Trindade , diretora da Escola Municipal Maria Martins Bringel disse: “ A nossa parceria com o Polo UAB de Santa é muito importante ,  pois vem engrandecer a nossa Escola e , sobretudo, o nosso Município, pois acolhe alunos de várias cidades. O Polo UAB de Santa Inês é um disseminador do conhecimento em nosso Município.”

O professor Aristóteles Almeida de Lacerda Neto, diretor do IFMA Campus Santa Inês observou: “O Polo UAB de Santa Inês é muito relevante para Santa Inês e região, pois oferece uma diversidade de cursos superiores e pós-graduação. Isso é sinônimo de ousadia e coragem! Parabéns ao professor David Morais e a todos que fazem o Polo UAB de Santa Inês e, em especial, aos alunos!”

O Capitão Gouveia,representando a Polícia Militar do Maranhão, mais especificamente o 7º Batalhão, reforçou a parceria coma a Polícia Militar. “ A Polícia Militar do Maranhão é parceira em diversas atividades. Sabemos da importância do Polo UAB de Santa Inês para toda essa região e, com certeza, podem contar com a parceria da gloriosa Polícia Militar do Maranhão.”

Participaram da Solenidade, alunos egressos que falaram da importância do Polo UAB de Santa Inês em suas vidas. A aluna egressa do Curso de Pedagogia à distância da UEMA ,Lusia Rosa Cunha Morais testemunhou: “ É um prazer imenso voltar à casa que os momentos mais importantes de sua vida educacional foram passados aqui nesse Polo. A educação transformou a minha existência e me possibilitou um salto profundo em busca do aperfeiçoamento. Muito obrigada ao professor David Morais pela busca incansável por melhores condições aos acadêmicos e por primar sempre por uma gestão democrática.”

Já o aluno egresso de Administração Pública Rubens Lopes Guimarães fez um relato pormenorizado da sua vida acadêmica: “Comecei a fazer um curso no antigo CESSIN, hoje Campus da UEMA de Santa Inês. Esse curso era realizado aos sábados, lembro-me que tinha um impresso e não era gratuito, pois tinha que pagar uma taxa e era realizado pelo NEAD , hoje UEMANET. Não consegui concluir esse curso porque não disponibilizava a tecnologia que temos hoje, permitindo a pesquisa como é desejado por várias universidades em todo o mundo.

No ano de 2008, ouvi pela primeira vez a expressão Universidade Aberta do Brasil através do ex prefeito RoberthBringel que teve a iniciativa de implantar o Polo UAB de Santa Inês e era algo que não tinha a menor ideia. Em 2011, fiz o vestibular e comecei o curso de Administração Pública. Curso que conclui recentemente. Graças a Deus, os conhecimentos adquiridos me motivaram e estou colocando em prática aqui na Escola Maria Martins Bringel, onde exerço a minha função de servidor público. Atualmente, sou cursista da especialização em Gestão Pública e da Licenciatura em Pedagogia, ambas pela UEMA. Vagas que conquistei via seletivo público e vestibular, respectivamente. Pretendo colocar em prática um projeto de preservação e conservação do patrimônio público para 2018 que a bem da verdade foi uma sugestão do professor David Morais. Parabéns Polo UAB de Santa Inês! Muito obrigado!”

O Coordenador do Polo UAB de Santa Inês, professor David Morais, falou da sua gestão frente ao Polo, dos avanços e desafios. Assim enfatizou: “ Atualmente, o nosso Polo UAB de Santa Inês está atendendo aproximadamente a 500 alunos. É um polo estratégico para todo o Maranhão. A nossa gestão frente ao Polo UAB de Santa Inês sempre procurou enfrentar os desafios com responsabilidade e de forma participativa. Procuramos sempre buscar melhorias para o nosso Polo junto ao Mantenedor que é a Prefeitura Municipal de Santa Inês. Somos um elo de interlocução entre o Mantenedor , à CAPES e os alunos.  Trabalhamos diuturnamente buscando a melhoria no atendimento aos nossos alunos e visando a excelência acadêmica. Visto que, uma gestão exitosa é feita de parcerias.

As instituições precisam dar as mãos em prol de uma causa e a nossa missão é dialogar e proporcionar educação de qualidade. Agradecemos os diversos parceiros: Escola Municipal Maria Martins Bringel, Campus da UEMA de Santa Inês, IFMA Campus Santa Inês, SEMED Santa Inês, IEMA de Pindaré, URE de Santa Inês, Correios, dentre outros. Muito obrigado à todos os parceiros ,bem como, à todos que direta ou indiretamente contribuíram e contribuem com o nosso Polo. Agradecimentos especiais  à toda equipe do Polo UAB de Santa Inês pela irrestrita colaboração e ao Mantenedor do Polo na pessoa da Prefeita Maria Vianey Pinheiro Bringel por estar dialogando e buscando fazer as benfeitorias necessárias para o pleno funcionamento do nosso Polo UAB de Santa Inês.”

Na ocasião , foram entregues certificados de reconhecimento pela contribuição e parceira para autoridades,  imprensa local, Polícia Militar, dentre outros. A Solenidade foi finalizada com a apresentação da banda Samba Jazz, regida pelo maestro Miguel Coelho que , também, é tutor presencial do Curso de Música, sendo servido um coquetel ofertado pelo Mantenedor do Polo UAB de Santa Inês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *