Obtenha certificação do ensino fundamental e médio, inscrições do Encceja encerram na sexta (27)

Provas do Encceja Nacional 2018 acontecerão no dia 5 de agosto. A aprovação na prova pode dar diploma de ensino fundamental e ensino médio para pessoas que não se formaram na idade correta.

As inscrições para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja Nacional 2018 iniciaram na ultima segunda-feira (16) e poderão ser realizadas até as 23h59 de 27 de abril.

De acordo com o governo federal, a novidade desta edição é que será preciso justificar ausência na prova de 2017. “Gratuito, o Encceja Nacional teve uma taxa de ausência de 60% em 2017”, informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

 

As inscrições podem ser feitas acessando o endereço eletrônico http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. Entre 30 de abril e 4 de maio serão recebidas as solicitações para Atendimento por Nome Social.

 

Sobre as provas

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma:

Para o ensino fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Cada uma das provas terá 30 questões objetivas (múltipla escolha), além disso, os participantes terão que produzir um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política (redação). Para conseguir a certificação, é necessário obter 100 pontos em cada área de conhecimento e 5 pontos na redação.

 

Como obter a certificação no Estado do Maranhão

Os participantes do Encceja que desejam obter a certificação do ensino fundamental e médio no Estado do Maranhão precisam seguir alguns passos, conforme explica a Secretaria de Estado da Educação (Seduc):

1 – A solicitação é gratuita e permitida a maiores de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental e 18 anos para os que não concluíram o ensino médio. O pedido deve ser feito presencialmente em uma das sedes das Unidades Regionais de Educação (http://www.educacao.ma.gov.br/unidades-regionais-de-educacao/), onde aconteceu o Exame, de segunda-feira à sexta-feira, 8h às 12h ou das 14h às 18;

2 – É importante que o candidato confirme qual instituição certificadora consta em seu boletim de notas, pois só poderá solicitar seu certificado a essa instituição;

3 – No caso da certificação e ou declaração parcial, o candidato deve ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, e o mínimo de cinco pontos na prova de redação;

4 – O prazo para atendimento é de até 20 dias para a declaração parcial e de até 60 dias para o certificado de conclusão, contados a partir da data em que o documento foi solicitado. A retirada deve ser feita pelo solicitante ou representante legal no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA);

5 – Os requerentes que participaram das edições de 2009 a 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem utilizar as declarações parciais que tenham obtido, de uma ou mais áreas do conhecimento, para obter a certificação do ensino médio este ano. Também são aceitas as declarações parciais do Encceja Nacional dos anos 2006 a 2008 e a partir da edição 2017, bem como todas as edições do Encceja realizadas no exterior, a partir de 2011. Para utilizar desse recurso, o aluno, ao solicitar a certificação de conclusão, deverá entregar, além da documentação exigida, a declaração que deseja utilizar para suprir o resultado não atingido no Encceja 2017;

6 – Documentos para Certificação: 1 foto 3X4; boletim validado (seguir orientações de validação do boletim no site do INEP); cópias do RG, CPF, Comprovante de Residência; ficha de solicitação de declaração parcial ou certificação (anexo), devidamente preenchida com letra legível, assinada pelo candidato responsável pela inscrição. No caso do ensino médio, levar o certificado do ensino fundamental.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *