Educação à Distância

No próximo dia 27/11 é o Dia Nacional da Educação à Distância, e em comemoração a esta data o Polo UAB de Santa Inês estará promovendo um evento no próximo dia 25/11.

Abaixo um texto elaborado pelo professor David Morais que se chama Educação à Distância.

                              

 

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

A educação à distância já vem sendo utilizada desde o século XlX em toda a Europa. Poderíamos citar, por exemplo, Inglaterra e Alemanha. Sendo trabalhada através das ferramentas de interatividade e mídias.

Podemos correlacionar às ferramentas de interatividade o uso de tecnologia na educação à distância. A internet, por exemplo, que vem facilitando a comunicação e a aprendizagem no meio educacional, diminuindo fronteiras e fazendo uma conexão entre professores e alunos. Outrossim, o email ou correio eletrônico , onde mensagens são enviadas no intuito de esclarecerem e motivarem os alunos para uma participação plena e responsável.

Indubitavelmente, acerca das ferramentas de interatividade a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tem contribuído para a educação à distância alavancar. Os vários recursos apresentados pelo ambiente em questão têm facilitado o ensino à distância e aproximado professores e alunos.

No que diz respeito às mídias da educação à distância podemos percebê-las como meios pedagógicos viáveis para difusão da referida educação. A mídia impressa , com certeza, é mais empregada em função da leitura com papel na mão e consequentemente do habitual costume de lermos textos impressos em detrimento dos textos online.

Os livros didáticos, os jornais, os boletins são, também, frequentemente usados. Visto que,o tamanho da letra e a clareza textual convergem para esse amplo uso. Outrossim, as redes sociais e os aplicativos de mensagens que permitem uma interatividade em tempo real.

Outra mídia muito interessante seria a videoconferência que permite uma interação em tempo real entre professores e alunos de diferentes lugares. Por isso, tem sido uma mídia muito utilizada nos dias atuais.

Na verdade, algumas das ferramentas e mídias já mencionadas anteriormente vêm se configurando em canais educacionais interativos no ensino à distância, fazendo uma irradiação do conhecimento e consequentemente promovendo cidadania e inclusão social.

Vislumbrando a EaD(Educação à Distância) no Brasil, sempre nos surpreendemos ao conhecer a sua história que se adaptou à evolução da tecnologia. No intuito de dar uma maior visibilidade à EaD no Brasil foi instituído o dia 27 de novembro como o Dia Nacional da Educação à Distância.

Aproveitamos a oportunidade e queremos homenagear todos aqueles e aquelas que lutam incansavelmente pela EaD no Brasil e, em especial no Maranhão, uma vez  que essa modalidade de ensino vem concretamente democratizando o conhecimento e proporcionando oportunidades.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *